Mapas Político do Brasil para pintar e colorir

Conheça, baixe e imprima todos os mapas políticos do Brasil, para trabalhar em sala de aula com os alunos pintando e colorindo.

História dos mapas históricos do Brasil
Os primeiros mapas conhecidos em que territórios do Brasil aparecem foram publicados a partir de 1502, considerando a expedição de Gonçalo Coelho, em que Américo Vespúcio participou. Os textos de Vespúcio descreviam as terras que ele denominou de Novo Mundo e foram um sucesso na Europa.

Talvez Vespúcio tenha sido o primeiro a afirmar que as novas terras, descobertas por Colombo e Cabral, não eram mesmo as Índias. O cartógrafo alemão Martin Waldseemüller, entusiasmado com a riqueza das cartas de Vespúcio, batizou a atual América do Sul com seu nome.

Uma análise das cartas de Vespúcio indica que parte de seus textos era possivelmente fraude. Entretanto, o navegador florentino era um homem culto e contribuiu com informações importantes para o entendimento, na época, do Novo Mundo.

A maioria dos mapas conhecidos da América Portuguesa são, na verdade, produtos secundários. Os mapas detalhados, usados pelos portugueses, eram constantemente atualizados nas cartas padrões d'El-Rei, guardadas nos Armazéns da Casa da Mina e Índia, mas não chegaram até nós.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...