Adaptação escolar para a educação infantil

Nessa pagina você ira aprender com o projeto adaptação escolar para a educação infantil, o objetivo dessa adaptação, o conteúdo programático, tempo, material que irá precisar e a organização do ambiente para recebe-los da melhor maneira possível.

Vamos ao objetivo:
Adaptar os alunos proporcionando-os uma boa adaptação.

Conteúdo para a adaptação:
Conhecer o novo ambiente de convívio.
Conhecer os outros estudantes para que se sintam mais a vontade.
Retirar a família aos pouco para que a criança possa ir aceitando de vagar a ausência da família.

Tempo para adaptação: 
• Aproximadamente um mês, com atividades diárias.

Material que será útil nessa fase: 
Fotos da criança com seu animal de estimação, com a sua família, pai, mãe, irmão, brinquedo que o jovem aluno adora! Material para o professor: contact, color-set, maquina fotografia e caixa de papelão.

Organização do ambiente aconchegante: 
Todos os dias as crianças devem se reunir e apresentar seus brinquedos e as fotos serão dadas para os jovens alunos individualmente.

Desenvolvimento continuo para uma melhor adaptação:
1° Os pais devem trazer fotos que o aluno esteja com a família ou animal de estimação, sem esquecer dos brinquedo favorito da criança.

Professor, sempre identifique os objetos dos alunos com o nome da criança que ficará na creche para que os jovens alunos possam usar seus brinquedos sem que aja problemas futuros.

2° Utilize o momento em que os pais estiverem presentes para entender os alunos com suas informações de rotinas caseiras, dicas do que gostam do que não gostam, tipos de artimanhas, o que deve se preocupar, se tem alguma alergia...

3° Lembra da caixa de papelão, ela servirá para guardar os pertences das crianças, caso os pais possam trazer mais de um objeto ficará melhor para se trabalhar porém não deixe que eles tragam todos pois isso ficará complicado depois para você professor administrar, sem que possa ocorrer alguma perda ou problema.

Conforme for passando o tempo estimule as crianças a emprestar os seus brinquedos para um coleguinha.

Observação: Qualquer brinquedo que possa machucar uma outra criança deve ser devolvido para os pais antes que ocorra o pior.

4° Colocar todas as fotos trazidas pelos pais no espaço de onde a criança permanece a maior parte do tempo, proteja as fotos com contact que preserva as imagens e facilita a limpeza. Além de ajudar na adaptação inda contribuirá para o desenvolvimento da noção de identidade.

Avaliação final:
Observe constantemente o comportamento dos pais e dos alunos no momento da despedida e depois dela, principalmente do decorrer do dia, veja se o choro da criança é manipulador ou verdadeiro pois quando é manipulador assim que os pais saem as crianças param de chorar e vão brincar com outras crianças. Veja quando elas observam as fotos e recebem seus brinquedos favoritos.

Anote as reações no decorrer do período de adaptação, atentando-se às evoluções.


Planos de aula (Primeiro dia na escola)
Plano de aula semana da adaptação
Plano de aula semanal educação infantil

Projeto adaptação escolar educação infantil
Adaptação escolar para a educação infantil

Mural escolar para o primeiro dia
Mural para o primeiro dia de aula
Mural variado volta as aulas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...