Dia da consciência negra resumo

Veja o resumo sobre o dia da consciência negra, são três tipos de resumo diferente sobre a consciência negra que é comemorado no dia 20 de novembro e foi um marco histórico para o rompimento da escravidão.

Dia da consciência negra resumo

Resumo 1
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

Resumo 2
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.

Resumo 3
No dia 20 de Novembro comemoramos o "Dia Nacional da Consciência Negra", é uma data para o povo brasileiro lembrar que a luta por uma sociedade igualitária, democrática, unida e livre de preconceitos é necessária para o desenvolvimento da nação. 

Dia 20 de Novembro não é somente mais uma data no calendário, é uma data que nos lembra a resistência dos negros à escravidão e ao racismo. Foi neste dia que Zumbi, líder e guerreiro do Quilombo dos Palmares, foi capturado e morto, tendo sua cabeça exposta em Recife com a função de intimidar os escravos a seguirem seus passos, onde tornou-se símbolo não só da resistência negra no Brasil, mas da luta pela liberdade humana. 

O racismo ainda é a forma mais clara de discriminação no Brasil, onde manifestam-se de forma camuflada e subliminar, pois pouco se discute sobre o assunto. A imagem do negro na televisão, nos livros, nas universidades e nos trabalhos ainda é inferior perante o branco. Os negros nas novelas é um exemplo de racismo, onde estão sempre abaixo dos personagens brancos. No Brasil o racismo é considerado crime, onde o sujeito pode até pegar pena de reclusão. Mas, acima de tudo, é dever da sociedade brasileira se conscientizar de que a cor da pele não interfere na capacidade e nem no caráter do indivíduo.


PROJETOS CONSCIÊNCIA NEGRA
Projetos dia da consciência negra
Projetos dia da consciência negra II

ATIVIDADES CONSCIÊNCIA NEGRA
Atividades consciência negra educação infantil
Atividades para o dia da consciência negra
Atividades consciência negra colorir
Atividades consciência negra colorir II

OUTROS
Dia da consciência negra resumo
Dia da consciência negra quadrinhos
Fotos do dia da consciência negra
Mural para o dia da consciência negra
Quem foi Zumbi dos Palmares 20 de novembro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...