Dia da proclamação da republica resumo

Uma coletânea de vários resumos do Dia da proclamação da republica, os resumos da proclamação da republica vem dizendo resumo 1, resumo 2 e dai por diante, escolha o melhor que lhe com vem e bom aprendizado.

Dia da proclamação da republica resumo
Proclamação da republica resumo
Resumo 1(completo)

Introdução 

No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Crise da Monarquia 

A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:

Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;

Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;

A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;

Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico; 

Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

A Proclamação da República 

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.


Resumo 2 (muito resumido)

Movimento político-militar que acaba com o Brasil imperial e instaura no país uma República federativa. A Proclamação da República é feita pelo marechal Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro.

O último abalo da monarquia é o fim da escravidão, em 13 de maio de 1888. O império perde o apoio de escravocratas, que aderem à República. Liderados pelos republicanos “históricos”, civis e militares, conspiram contra o império. Comandante de prestígio, o Marechal Deodoro da Fonseca é convidado para comandar o golpe.


A 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, à frente de suas tropas, o militar proclama a República. O antigo regime não resiste, mas também não há euforia popular. Dom Pedro II e a família real embarcam para Portugal dois dias depois. Deodoro da Fonseca assume a chefia do novo Governo Provisório.

Resumo 3 (Completo)

A Proclamação  da República aconteceu no Rio de Janeiro, que era na época a capital do Império. A Praça da Aclamação, hoje conhecida como Praça na República, foi o palco desta revolução na qual um grupo de militares do exército brasileiro liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca deu o golpe de estado sem fazer o uso de violência. Após o golpe Marechal Deodoro assumiu o comando da república brasileira  e chefe do governo provisório, Floriano Peixoto foi declarado vice-presidente e teve como seus ministros Benjamin Constant Botelho Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk.

A situação política na época
visconde de ouro pretoO governo imperial estava sob o comando de Afonso Celso de Assis Figueiredo, conhecido como Visconde de Ouro Preto, que percebeu a complicada situação política no qual o país se encontrava e para que esta visão fosse mudada apresentou um programa para que reformas políticas fossem feitas como oferecer maior autonomia administrativa para as províncias, a liberdade para votar e para o aprendizado fossem instauradas, entre outras mudanças. Esta foi uma tentativa desesperada para que o Império fosse salvo. Porém todas essas ideias foram vetadas por grande parte dos deputados que controlavam a Câmara Geral. Sem saída o período monárquico se viu acabado em 15 de novembro de 1889.

Resumo 4 (Muito resumido)

Em 1889 após uma campanha política de quase 20 anos,é PROCLAMADA A REPÚBLICA, pelo marechal Manoel Deodoro da Fonseca, no Rio de Janeiro, em 15 de novembro. A monarquia é abolida, e instaura-se a República federativa. Dom Pedro II e família real são desterrados e embarcam para a Europa. Deodoro da Fonseca assume a chefia do governo provisório.


Veja mais:

Atividades (1° ao 5°ano)
Atividades proclamação da republica 1° ano
Atividades proclamação da republica 2° ano
Atividades proclamação da republica 3° ano
Atividades proclamação da republica 4° ano
Atividades proclamação da republica 5° ano

Variados (Proclamação)
Atividades proclamação da republica maternal
Dia da proclamação da republica para colorir
Dia da proclamação da republica resumo
Proclamação da republica para crianças

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...